Vinícola Boutique que encantou a Sommelière da rainha

“Transcender os sentidos, descobrir aromas e degustar novos sabores.” Vale dos Vinhedos – Rio Grande do Sul Brasil.

Vale dos Vinhedos – Rio Grande do Sul Brasil

Estamos dando início à publicação da Série Vinícolas do Brasil, com muita satisfação e agradecimentos ao imenso apoio que o Portal Café Conto Encontro tem recebido dos produtores de vinhos do Sul do Brasil, iniciando com a Lidio Carraro, Vinícola Boutique do Vale dos Vinhedos – Estado do Rio Grande do Sul.

Os sons da vindima

 

 A Família Lidio Carraro

Lidio Carraro, uma vinícola boutique de propriedade familiar, descendentes de imigrantes italianos, no ramo da viticultura há mais de cinco gerações com vinhos de qualidade diferenciada, consolidando-se como a primeira Vinícola Boutique Brasileira a atuar exclusivamente no segmento Premium e Top Premium, traduzindo em seus produtos, a excelência do terroir brasileiro.

Os visitantes desta vinícola são recebidos com um atendimento intimista e personalizado, conduzido por um
Enólogo ou sommelier que explica todo o método da Filosofia Purista de forma dinâmica. Se você tiver sorte, pode ser que você encontre algum membro da família por lá.

 

Antes de implementar as videiras, é feito um meticuloso estudo dos solos e das variedades de uvas que mais irão se adequar em cada parcela do terroir; por isso, e a vinícola, investe pesado, em pesquisa e tecnologia.

O lago que embeleza os vinhedos da Lidio Carraro nas Terras de Encruzilhada do Sul tem uma história linda por trás!

Quando o Sr. Lidio e a Sra. Isabel pisaram pela primeira vez na propriedade, um pequeno ‘olho d’água’, escondido sob um matagal, chamou bastante sua atenção de ambos. Imediatamente, veio à mente uma imagem paradisíaca: uma nascente fluindo suas águas para um lindo lago em volta de vinhedos, pássaros cantando e pessoas desfrutando o vinho e a vida inspirados naquele cenário.

E assim foi! Como por instinto, foi a primeira intervenção realizada no local para a concretização deste sonho.

Seus vinhos já foram exportados para mais de 12 países, configurando a Lidio Carraro como um dos principais representantes brasileiros no setor vitivinícola no Brasil e no exterior. Os rótulos da vinícola são autênticos, marcantes e surpreendentes, ricos em aromas e sabores característicos das uvas, graças a Filosofia Purista que prima por vinhedos próprios, colheita manual e não uso de barricas de carvalho.

Alguns visitantes que degustam os vinhos da vinícola costumam dizer que são deliciosamente frutados e de aromas intensos. Os brancos e os rosés, são bastante leves, frescos e perfumados.

Uma vinícola reconhecida internacionalmente!

O Dádivas Chardonnay, um vinho muito fino, que possui aromas de flores brancas e frutas, elaborado a partir de uvas Chardonnay plantadas no Rio Grande do Sul.

A vinícola Carraro estava expondo seus produtos num evento internacional em 2013 numa feira em Londres, quando a famosa critica de vinhos, Jancis Robinson, degustou e se apaixonou pelo refrescante e aromático Dádivas Chardonnay e recomendou que o vinho entrasse para a criteriosa carta de vinhos do Hotel Savoy.

Dizem que, em uma de suas visitas ao famoso hotel, a rainha Elizabeth II teria degustado o emblemático vinho brasileiro.

E então, foi assim que o Dádivas Chardonnay acabou indo parar na carta de vinhos do dia a dia da rainha Elizabeth II.

 

Pergunta: Se a rainha degustou o Dádivas Chardonnay, qual teria sido a harmonização?
Fica aqui a resposta para a sua imaginação! Mas se você imaginou um prato lindo de porcelana, com um suculento filé de lagosta sobre a mesa, guarnecido com batatas, limão, ervas e tudo mais! Háaaa então você errou!

Errou, porque, segundo Darren McGrady, um antigo chef pessoal da rainha, que trabalhou no Palácio por mais de dez anos, numa entrevista ao jornal britânico The Daily Telegraph, disse que os frutos do mar não estão incluídos nos cardápios da realeza! Nada de mariscos, sushis, ostras… Não! Nada disso! Esqueça tudo isso!

Seria um habito, ou apenas preocupação da “Betinha” como diz sempre carinhosamente, o famoso influencer Gregório Martins em seu canal do YouTube The Tretas Show, ou é puro gosto pessoal?

Bem, isso nós nunca iremos saber, porém, sabemos que a rainha detesta comida muito condimentada e com demasiadas especiarias sobretudo alho. Ela gosta de pratos simples, com muitos legumes e verduras, como por exemplo, um linguado grelhado com espinafre ou um frango grelhado com salada.
Então, se a lagosta ficou de fora, qual prato teria sido servido para harmonizar com o vinho?

Bem, o sommelier da vinícola diz que um simples gurjão de peixe ou de frango; queijos de meia cura, carnes brancas, massas e saladas, harmonizam muito bem com o “branco real”!

Bem, mas ainda não para por aqui!
A vinícola gaúcha conseguiu unir o vinho a uma das maiores paixões brasileiras: o esporte!
Colecionando reconhecimentos nacionais e internacionais, foi a vinícola oficial em grandes eventos como o mundial de futebol de 2014, sendo responsável pelos vinhos da Copa do Mundo da FIFA – Federação Internacional de Futebol.
A vinícola também foi selecionada pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos para produzir vinhos e espumantes exclusivos com a marca Rio 2016.
A Linha Faces foi a escolhida para representar o espírito esportivo tanto na Copa de 2014 quanto nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Tudo isso apenas reforça a nossa tese de que o Brasil não vive apenas de samba, carnaval e futebol! O país é um emergente no mundo de Baco, e tem muito a ser descoberto pelos povos desse mundo afora!

Bem, saindo do esporte e também do Palácio de Buckingham, voltando para o mundo real do Vale dos Vinhedos, dizemos que a vinícola Lidio Carraro, tem uma arquitetura moderna, arrojada num ambiente espetacular, além da simpatia, atenção, e da excelente qualidade do atendimento dos colaboradores que compõem o team of work dessa empresa.
Dizem que quando os membros de uma família trabalham juntos e unidos, o sucesso vem duplicado! Então, acreditamos que este é um fator muito importante que contribui para o sucesso desta vinícola.

Filosofia Purista

A vinícola conduz o processo de elaboração dos vinhos através da Filosofia Purista, ou seja: mínima interferência, respeitando a expressão natural da uva e do terroir de origem. Os vinhos não passam por barricas de carvalho e sofrem o mínimo de intervenção para manter integras suas características naturais.

 Foto de Germana Nunes Lage

A Lidio Carraro foi pioneira em representar o vinho brasileiro nas prateleiras do Duty Free nos aeroportos, oportunidade que abriu as portas para a exportação.

Além disso, começou a chamar a atenção internacional, conquistando as melhores notas já concedidas a vinhos brasileiros pela Jancis Robinson, a mulher mais influente do mundo do vinho na atualidade. O reconhecimento ainda foi coroado com a menção de “vinícola preferida do Brasil”, por Steven Spurrier, da Revista Decanter.

Degustação

A vinícola boutique tem a sala de degustação eleita por muitos dos seus visitantes, uma das mais bonitas do Vale dos Vinhedos. Com um espaço arquitetônico singular em meio a natureza onde seus visitantes são recebidos para a degustação.

Degustação em torno da natureza!

Imagine uma experiência de uma degustação personalizada nesse lugar! Conduzidas pelos enólogos ou pelos sommeliers, num espaço arquitetônico incrível, onde os aromas e os sabores se misturam com a paisagem!
A vinícola realmente surpreende nesse quesito! Suas degustações são únicas, no meio da natureza, harmonizada com o clima, com o perfume das flores, os estouros dos espumantes, com os tilintares das taças. É realmente indescritível!

E é esse Brasil que o mundo precisa conhecer e nós do Portal Café Conto Encontro, iremos mostrar!

“Trazemos no sangue, nas mãos e no coração, a paixão em elaborar os melhores vinhos.”
Lidio Carraro

O Portal Café Conto Encontro agradece:

Renata Barros Souto – De malas prontas, onde colhemos informações riquíssimas de seu artigo sobre a vinícola, também Jornal de Notícias de Portugal, ao Botequim do vinho, Vida & Vinho, ao Jornal, Vale dos Vinhedos e Wine Locals e a todos os fotógrafos que, através de suas câmeras, enriqueceram o nosso artigo com imagens maravilhosas.

Em especial à Vinícola Lidio Carraro na pessoa da Suilan Conrado do departamento de marketing que colaborou muito conosco.

Se você gostou e se encantou por esta vinícola, então, programe uma viagem para a Serra Gaúcha! O Portal Café Conto Encontro, levará você até esta charmosa vinícola do Vale dos Vinhedos.

Sobre o Kairos Momento Supremo, o vinho escolhido para a capa do nosso artigo.

Uma edição histórica com um lote limitado de apenas 3.000 garrafas.

Densidade, complexidade e equilíbrio são as virtudes principais do corte deste vinho que foi elaborado seguindo os critérios das linhas “Top Premium” da vinícola, para o lançamento previsto após cinco anos em garrafa.

Role, e deixe seus comentários mais abaixo.

  1. Maravilhoso texto sobre esta espetacular vinícola que dá tanto orgulho ao Brasil! É de coisas assim que precisamos exaltar e divulgar! Jamais pensei que pudesse ser um dos vinhos preferidos de quem tem todos os vinhos do mundo aos seus pés: rainha Elizabeth ????????????????

  2. Sobre o vinho da Capa – Kairos Momento Supremo 2008
    Por Mauricio Azevedo

    Especial Tempranillo 60%, Alicante Bouchet 17%, Cabernet Franc 10%, Tennat 8% e Petit Verdot 5%. Após corte, permaneceu 1 ano em inox e 8 anos em evolução na garrafa. Somente 3.000 garrafas (473) cor rubi com halos granada, intensidade média (+).
    É limpo com intensidade aromática média, aromas de amora e ameixa, especiarias doces, cravo da Índia, notas de couro e tabaco. Vinho evoluído., é seco, acidez média, (+) tanino médio (+), bem trabalhado, álcool médio e bem integrado , 13,7% é corpo médio (+) com boa textura. Intensidade sabor médio (+) e final longo.
    Os sabores confirmam o olfato com a fruta ainda presente, apesar da idade, com especiarias, notas animais e chocolate amargo.
    Equilibrado, complexo, respirou 1 hora para revelar todo seu potencial. Vinho muito bom!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *