Casamenteira e charmosa – Ravanello, a primeira vinícola boutique de Gramado

A primeira vinícola boutique da turística cidade de Gramado no estado do Rio Grande do Sul, no Sul do Brasil.
A casamenteira de Gramado!

A linda e charmosa, a vinícola Ravanello, teve como idealizador, o Sr. Normélio Ravanello que, desde jovem, participava das atividades vitivinícolas da família na Serra Gaúcha. Tendo construído carreira profissional na área de engenharia e como executivo, manteve ininterrupta convivência com o vinho, e junto com sua esposa, iniciaram em 2005, o empreendimento vitivinícola.

A vinícola leva seus visitantes para um pedacinho da Itália e apresenta seus vinhos de alta qualidade em um tour técnico com degustação, Wine Garden, em um ambiente aconchegante, numa paisagem de tirar o fôlego, juntamente com a beleza dos vinhedos, ornamentados com roseiras repletas de rosas coloridas. É indescritível a visitação nesta vinícola.

Algo difícil, é descrever o bom gosto, a qualidade dos vinhos, o ambiente agradável e acolhedor dessa pequena notável. E o clima ameno, faz com que a vinícola seja palco das mais maravilhosas festas de casamento. Um verdadeiro conto de fadas que conquista a cada dia, os corações dos apaixonados. As festas são sempre regadas com muito vinho, espumante e decorações belíssimas, seja nos vinhedos, ao ar livre pelos gazebos ou na área interna. A organização, limpeza, luxo e o bom estão em toda parte.

Inaugurada em 2010, a Ravanello é uma vinícola familiar com foco na produção de pequenos volumes porque a proposta é elaborar vinhos finos brancos, tintos e espumantes da mais alta qualidade.

A capacidade é pequena, mas surpreende pela qualidade dos vinhos, considerados alguns, os melhores do Sul do Brasil.
A linda sede e a fábrica tem 1300 metros quadrados e está cercada por um lago artificial, com flores em toda parte e em janeiro podemos apreciar as hortênsias e árvores frutíferas como kiwi, physalis, amora e mirtilo. É lindo demais.
O Espaço Gourmet da Ravanello tem capacidade para até 120 convidados, oferecendo um ambiente requintado, charmoso e muito agradável.

Processo de elaboração dos vinhos

A vinícola possui o selo de produção integrada que atesta a qualidade do produto e a responsabilidade ambiental. A Produção Integrada é a consolidação do melhor conhecimento agronômico disponível, que permite uma produção ambientalmente sustentável.

A Ravanello possui um mini laboratório com equipamentos de ponta para auxiliar na produção de vinhos de qualidade, mas o proprietário da Ravanello garante que não é só a tecnologia que o ajuda a produzir bons vinhos em Gramado. Ele explica que a localização da vinícola – a 800 metros de altitude, nas encostas da Serra Continental e a amplitude térmica do local, com dias de sol e noites frescas – favorecem a produção das uvas. São 2,5 hectares de vinhedos, com plantação de Merlot, Chardonnay e Cabernet Sauvignon.

Todos os vinhos da Vinícola Ravanello são elaborados em tanques verticais de aço inoxidável, sob controle automatizado de temperatura. Alguns tintos ou brancos específicos são elaborados em barricas de carvalho francês.

Nos vinhedos de produção própria, técnicos da vinícola procedem a um rigoroso acompanhamento da uva ao longo de todo o ciclo de produção. Na maturação, a qualidade sanitária e bioquímica é seguida diariamente, através de métodos precisos.

O Terroir
Os 2,4 hectares de vinhedos estão localizados junto à vinícola, em encostas a cerca de 800 metros de altitude, com exposição solar noroeste. Estas encostas pertencem à Serra Continental, onde o clima é mais seco que o da Serra do Mar, e o microclima privilegiado, garante adequada amplitude térmica, com dias ensolarados e noites frescas.

A visitação à vinícola explica todo o processo de produção até o engarrafamento, porém, com agendamento prévio, com máximo de 22 pessoas e mínimo de 2 pessoas por visita com duração de 2 horas e degustação de 5 rótulos, água e queijos.

O vinho em destaque é o Dionísio Ravanello 2017
Um vinho nobre, fino, seco, álcool: 14,4% vol., exclusivo por ser 100% fermentado e maturado em carvalho francês, e por seu corte singular, composto por; Tannat (Campanha Gaúcha), Teroldego (Serra do Sudeste) e Petit Verdot (Vacaria/RS)
Maturação em barrica de carvalho francês premium por 18 meses.
Cor vermelho rubi intenso com reflexos violáceos; aromas complexo de frutas negras maduras (ameixas, cassis, mirtilo), geleias, especiarias, couro, chocolate e café. Um vinho encorpado, harmônico e equilibrado. Fim de boca agradável e persistente.
Harmoniza muito bem com massas e carnes vermelhas com sabor acentuado.
Potencial de guarda de pelo menos 10 anos.

Click aqui e adquira seu roteiro de viagem a Gramado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *