Café & Vinho e suas principais semelhanças

Um é mais consumido durante o dia, o outro normalmente à noite, o que reforça àquela premissa: um café para despertar e um vinho para relaxar!

A xícara e a taça em terrois diferentes em processos similares.

Um é mais consumido durante o dia, o outro normalmente à noite, o que reforça àquela premissa: um café para despertar e um vinho para relaxar! Porém, existem mais semelhanças entre o café e o vinho do que você possa imaginar!

Assim sendo, aqui vamos falar as principais semelhanças entre essas bebidas bastante consumidas no mundo.

Se você souber de mais semelhanças, por favor, comente abaixo. Seu comentário será muito bem-vindo.

Ambas vêm de frutas

Tanto o café quanto o vinho são provenientes de plantas frutíferas. O café vem de uma fruta que parece uma cereja, e o vinho vem da uva! E como boas frutas, apresentam suas variações. No caso do café: Bourbon, Catucaí entre outros. Já para a uva, Cabernet Sauvignon, Merlot, Chardonnay, etc. são alguns dos tipos.

Além disso, as plantas que dão origem a estas duas frutinhas são climatéricas, ou seja, só atingem o seu ponto de maturação se estiverem ligadas a planta. Diferente de um abacate ou uma banana, que amadurecem mesmo depois de colhidos, a fruta do café e a uva, quando colhidas verdes, não amadurecem mais. E, portanto, para não comprometer o resultado final da bebida, a colheita deve ser feita no tempo certo.

O Terroir

Você provavelmente já ouviu falar do termo terroir, mas você sabe o que significa?

Terroir é uma palavra francesa. E quando falamos dela, nos referimos basicamente a relação entre o local, solo e o microclima, e a sua habilidade de impactar os perfis sensoriais das nossas queridas frutinhas, a uva e o fruto do café.

A fruta do café normalmente cresce entre os trópicos, em países como Brasil, Colômbia e Etiópia. Já as vinhas, normalmente, preferem um clima temperado com estações do ano bem definidas, e alguns dos países mais conhecidos pela sua produção são França, Italia, Espanha, Chile, etc., mas o Brasil tem se destacado como um emergente na produção de vinhos tendo um vinho de uma vinícola da região Sul na carta de vinhos do Palácio de Buckingham.

É valido dizer que isso não é regra, porém, essas são as condições ideais para cada uma dessas frutinhas, mas nada impediu alguns produtores de desbravar cafés e uvas em regiões inusitadas.

A roda de aromas e sabores

Assim como no mundo dos cafés especiais, os vinhos também tem uma roda de aromas para ajudar a padronizar a análise dessas duas bebidas e é uma grande companheira durando o processo de exercício da memória olfativa, sobretudo quando ainda está se desenvolvendo. Para um principiante, ou até mesmo um expert em vinhos ela é essencial, na medida que nos ajuda a usar o nariz para decifrar as nuances de uma bebida tão complexa.

Preparo e apresentação na hora de servir

Para o vinho, fatores como temperatura correta, uso da taça adequada e processo de decantação, fazem parte da experiência de tomar um bom vinho.

Já para o café, a grossura de sua moagem, a temperatura da água e o método de preparo escolhido, também são fatores que impactam não só na experiência de tomar um cafezinho, mas também no resultado final da bebida.

A preparação e a forma como estas bebidas são servidas tem impacto direto na experiência de consumo.

Coffee lovers & Wine lovers (amantes de café e amantes de vinhos)

É fato que o perfil de um apreciador de café tem muitas semelhanças com o de um amante de vinho. Ambos estão interessados em saber mais sobre a origem ou informações técnicas de como a bebida foi feita.

Além disso, a harmonização destas bebidas com alguns tipos de alimentos, também é um ponto em comum entre consumidores de café e vinho.

Em relação aos vinhos, dizem que vinhos brancos costumam ser mais leves e ter sabor mais frutado, e combinam muito bem com peixes, frutos do mar e aves. No entanto, há vários tipos de vinhos brancos e tintos, que podem cair bem com diversos tipos de pratos e ocasiões!

Já para o café, muitas pessoas estão harmonizando com chocolate e queijos além de bolos, biscoitos e outros tais como como macarons!

Adquira os nossos vinhos e cafés acessando a nossa loja https://cafecontoencontro.com/loja/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *