Café Carnielli – Famoso, tradicional e especial

A premissa que o Espírito Santo sempre foi conhecido como produtor de café de baixa qualidade, não é verdadeira e os cafés produzidos na região podem comprovar isso e o Café Carnielli é uma prova real.

Um dos mais famosos e consumidos cafés do Espírito Santo, se juntou a nós do portal Café Conto Encontro com objetivo de levar ao conhecimento dos nossos leitores, e mostrar o trabalho dos produtores que amam a terra e que são responsáveis pelo crescimento de grande parte da economia do país.

A história do Café Carnielli teve início com a chegada do imigrante italiano Domenico Carnielli que adquiriu uma propriedade em Venda Nova do Imigrante, região centro-serrana do Espírito Santo, a 102 km da capital Vitória, onde começou a desenvolver a cultura do café e onde vivem até hoje seus descendentes que deram continuidade, inovando ao longo do tempo e expandindo com a fabricação de outros produtos.

Apesar dos cafés que eram produzidos naquela época serem de boa qualidade, o produto continuava a ter restrições quanto ao reconhecimento quando oferecido no mercado. Então, um trabalho de melhoria da qualidade do café foi iniciado junto aos demais produtores da região, que se uniram, contrataram profissionais, técnicos especializados e montaram uma estrutura para produção de cafés especiais do mais alto padrão de qualidade.

Esse trabalho foi iniciado nos anos noventa e, em quatro anos, o Espírito Santo deixou de ser conhecido como produtor de café sem qualidade e teve seus cafés participando de concursos nacionais em igualdade de condições com as regiões produtoras dos melhores cafés do Brasil e do mundo.

A Família Carnielli, residente na região de montanhas do Espírito Santo, pioneira do Agroturismo e que por tradição já trabalhava na produção de outros produtos diferenciados, foi uma das famílias que acreditou nesta nova alternativa.

O ano de 2001 foi um marco para os Carnielli em relação ao trabalho que foi realizado na produção do café. Deu-se total atenção no manejo pós-colheita, envolvendo a todos no processo, desde os proprietários, os catadores e funcionários em geral. O resultado foi a inclusão do Café Carnielli entre os quarenta melhores cafés do Brasil no concurso realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais, resultando numa parte da produção, exportada para torrefadores alemães, italianos e japoneses.

Os Carnielli não pararam por aí, e conquistaram o primeiro lugar no primeiro Concurso de Qualidade de Café, realizado no Estado do Espírito Santo em 2001.

O café Carnielli é constituído exclusivamente por grãos “Arábica” colhido e preparado pelo processo que denominado de “Cereja descascado”. Os frutos são colhidos manualmente e encaminhados para serem descascados e processados.

A família acreditou e investiu na inovação ao longo do tempo e hoje, apostando na qualidade do Café Arábica, Cereja descascado, puro (bebida fina) é que a Família Carnielli conseguiu, em curto prazo, ultrapassar as fronteiras do Espírito Santo. E hoje, oferecem também, outros produtos diferenciados, preparados pela família, tais como fubá, queijos, embutidos, doces, geleias, que são comercializados na loja da fazenda onde podem ser degustados; é impossível sair sem adquirir algumas daquelas delícias. Veja a galeria dos produtos em vídeo:

Além da loja na Fazenda, eles também mantêm uma loja em São Paulo no Shopping Portal do Morumbi, onde os paulistanos apreciam o café diferenciado das montanhas do Espirito Santo além dos queijos, embutidos e guloseimas.

Contato com a loja de São Paulo: lojacarniellisaopaulo@gmail.com

Os cafés Carnielli, podem ser adquiridos na própria fazenda, em mais de quarenta lojas de supermercados no Espírito Santo. Você também pode adquirir os nossos produtos visitando a nossa loja virtual pelo site www.carnielli.com.br

Venda Nova do Imigrante é considerada a capital do Agroturismo e onde acontece uma vez por ano, um dos mais famosos eventos de Espírito Santo, a Festa da polenta. Para mais informações sobre a Festa da polenta, preencha o formulário abaixo e fale diretamente com o pessoal do Café Carnielli.

Aqui vai precisar de um formulário pequeno direcionando as mensagens para este endereço:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *