Da planta nuclear para a produção de Cerveja Artesanal!

A história do mestre cervejeiro e sommelier de cervejas Erlei O. Andrade Filho – Rio de Janeiro RJ – Brasil

Mestre Cervejeiro, Tecnólogo em Produção Cervejeira e Sommelier de Cervejas.
Medalha de ouro e Best of Show na última etapa do concurso Fórmula Brewer 2019 (concurso p/ cervejeiros que envolveu as Brewshops da cidade do Rio de Janeiro) com uma Russian Imperial Stout.

Para contar a história deste cervejeiro, é preciso primeiramente, compreender o significado da palavra Vocação.

Na verdade, não sabemos definir muito bem se vocação é fazer aquilo que “dá na telha”, ou se é realmente, uma habilidade, um dom.

VOCAÇÃO

Erlei é neto de italianos, e desde adolescente, cozinhava muito bem. Sempre dizia que gostaria de ser um chef, porém, por influencia de sua mãe, iniciou seus estudos acadêmicos cursando Relações Internacionais. Trabalhou por alguns anos, numa empreiteira americana da planta nuclear do Brasil, exercendo uma função importante na área de segurança máxima, no controle de proteção radiológica dos reatores da Usina Nuclear de Angra I e Angra II.
Durante esse período, Erlei participou de diversos cursos, e surgiram muitas oportunidades, propostas, mas a gastronomia não saia de sua cabeça. O que ele gostava mesmo, era de cozinhar e inventar coisas na cozinha. As raízes italianas são fortes em sua personalidade gastronômica.
Algum tempo depois, deixou a planta atômica para  trabalhar numa companhia americana do Texas, especializada em sinalização em pistas de aeroportos, destacando-se como responsável técnico,  treinando e qualificando equipes no Texas – USA e no Rio de Janeiro – Brasil, porém, nos anos que viveu fora, especialmente  no Texas que é uma referência em produção de cerveja artesanal, foi onde Erlei descobriu sua verdadeira vocação para a química e através da sua habilidade em segurança do trabalho, conseguiu transformar a cozinha da casa de sua mãe em Dallas, TX, em um verdadeiro laboratório para suas experiências.

E então, após vários experimentos frustrados, Erlei chutou o balde, deixou seu trabalho no exterior, recusando propostas tentadoras e retornou ao Brasil, deixando também de lado, a faculdade de Relações Internacionais onde cursava o terceiro ano, e se ingressou numa universidade para formação de Mestre Cervejeiro, Tecnólogo em Produção Cervejeira e Sommelier de Cervejas, mergulhou intensamente nos estudos, deixando para trás uma carreira promissora nos Estados Unidos.
“Vou ganhar dinheiro aqui, mas não vou ser feliz.” Era a resposta do Erlei para as propostas do presidente da empresa americana.
Após o termino da faculdade, a qual foi concluída com louvor, se inscreveu em um concurso a nível nacional para a melhor fórmula de cerveja, e venceu, ficando em primeiro lugar e daí para frente foi apenas sucesso.

A cerveja medalha de ouro e Best of Show na última etapa do concurso Fórmula Brewer 2019

Atualmente, Erlei O. Andrade Filho é mestre cervejeiro graduado, sendo responsável pela elaboração e produção da cervejaria ZiegeZag no Rio de Janeiro, desenvolvendo também, fórmulas de cervejas personalizadas com foco na gestão da qualidade do processo produtivo, e no desenvolvimento de cartas de cervejas para bares, restaurantes e importadoras.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *