Casa Fontanari – A vinícola que expressa o melhor de seu terroir produzindo vinhos de autoria

Uma vinícola familiar que vem de quatro gerações, produzindo vinhos, cultivando uvas, a Casa Fontanari, a vinícola boutique, que expressa em seus vinhos, o melhor de seu terroir, está localizada na rota turística dos Caminhos de Pedra no interior da cidade de Bento Gonçalves, no Sul do Brasil.

A paixão herdada por Victor Fontanari, veio da terceira geração através de seu pai Juliano. O Victor atende seus clientes, seus  parceiros e os visitantes com uma atenção ímpar. Ele foi contagiado pelo mesmo sonho de seu pai, de aproximar pessoas, unir famílias, criar e gerar momentos de contemplação e prazer através do vinho.

A Vinícola Fontanari foi trazida para o portal Café Conto Encontro pelo nosso querido comentarista de vinhos Maurício Ferreira Azevedo e se tornou uma grande parceira.

A Rota Turística de Pedra, possui um grande número de casas antigas que fazem parte da cultura e da história que a imigração italiana trouxe para a região a partir de 1875. Além das casas de pedra centenárias, a trajetória é repleta de vinícolas, restaurantes, casas e lojas de itens produzidos na região, entre outras atrações, preservando o maior acervo da imigração italiana.

É exatamente aí, neste lugar lindo, que está a Casa Fontanari, manifestando seus valores e proporcionando experiências inesquecíveis através de seus vinhos e espumantes, frutos de um terroir de montanha único no mundo.

Inicialmente, os vinhos da Fontanari eram feitos para o próprio consumo e hoje, se tornou uma das vinícolas mais importantes e queridas do Sul de estilo italiano.

Como a área da Vinícola Fontanari fica dentro da região demarcada pela IP – Indicação de Procedência Pinto Bandeira reconhecida em 2010. Esta delimitação localiza-se na Serra Gaúcha em altitudes acima de 500 metros e pelo clima mais ameno, resulta num ciclo da videira mais longo, com uma colheita mais tardia da uva.     

A Vinícola Casa Fontanari elabora Vinhos de Autoria, de personalidades marcantes, com forte influência do terroir, ou seja, a uva a ser vinificada é produzida no local em pequenos volumes e o processo com pequenos volumes permite e exige acura desde à produção ao envelhecimento, e para isso a Fontanari conta com uma equipe dedicada a elaborar pequenos volumes, experimentando e criando uma nova cultura na região. E todo esse esforço tem sido recompensado com inúmeras premiações para a vinícola.

A degustações na Casa Fontanari incluem cerca de dez vinhos + grappa, brandy e pisco e devem ser agendadas com antecedência. Temos um guia de turismo virtual aqui no nosso portal, que prepara roteiros personalizados e organiza visitas à vinícola. https://cafecontoencontro.com/turismo-e-realizacao-de-sonhos/

O vinho selecionado pelo portal é o Nebbiolo, eleito o melhor do Brasil pelo Brazil Wine Awards com mais de 92 pontos.
Este vinho é uma manifestação verdadeira do solo e do clima, obra de 330 plantas da espécie Nebbiolo, cultivadas em espaldeiras de montanha pela Família Fontanari. Lote de apenas 390 garrafas. Maturação de 24 meses em barrica de carvalho francês, do tipo Perle Blanche.
DEGUSTAÇÃO: Dotado de uma delicadeza ímpar. Corpo médio, frutado e com excelente persistência. Na boca, muitas frutas vermelhas, destacando cassis e cereja. Deve-se decantar antes para liberar os aromas e sabores.

Não se esqueça do formulário abaixo para os comentários, ok?

  1. Conheci a Casa Fontanari através da Chris Barbato, fazendo pesquisa de vinhos para um evento. Falamos com o Victor Fontanari , que nos respondeu prontamente, um atendimento sensacional. Pessoa simpática, acessível que faz o possível para nos atender. Os vinhos são muito bons, vale a pena adquirir aqui na loja do portal. Vamos servir o vinho recomendado pelo Victor no nosso evento. Ele fez um preço muito acessível através de sua parceria com o Portal Café Conto Encontro. Estou aguardando os kits da loja para adquirir os meus.

  2. Conheci a Casa Fontanari no inicio da pandemia em uma live do “Choro da Videira” na qual o convidado era o Victor Fontanari, jovem enólogo responsável por fantásticos vinhos de autoria produzido nos Caminhos de Pedra, próximo a Pinto Bandeira – RS. No dia seguinte fiz contato e a primeira de muitas compras. Inclusive acabei de receber o pedido que fiz para as festas de fim de ano. Estava preocupado que não chegasse a tempo, mas chegou. Meu Natal terá os espumantes da linha Mion, Blanc de Blancs e Rosé. Este último é o safra de 2018, tendo ficado 5 anos maturando sobre as leveduras, pois o dégorgement ocorreu a poucos dias. Também selecionei o delicioso e charmoso Flora Rosé, cuja garrafa ostenta lindo motivo floral aplicado em serigrafia. Para acompanhar a paleta de cordeiro do almoço do Natal, escolhi o premiado Nebbiolo, que já está na descansando na minha adega há mais de um ano esperando uma ocasião especial como esta. Vinhos da Casa Fontanari: Recomendo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *