Quem pensa que a produção de vinhos do Brasil se concentra apenas na região Sul, está enganado! Porque nós vamos agora é para Minas Gerais! Região que inaugura um novo tempo na vinicultura brasileira onde a localização geográfica de ótimos vinhos vai além da região Sul do Brasil e desponta seu reconhecimento mundo afora.
Com o enoturismo brasileiro crescendo cada vez mais, os roteiros dos vinhos pelas cidades do Brasil ganham novas possibilidades de exploração além da gastronomia e as vinícolas mineiras vem despontando na produção e viticultura principalmente da varietal Syrah. A região mais conhecida na produção de vinhos mineiros é o Sul de Minas. Vamos conhecer então, um pouquinho da história da vinícola Luiz Porto que fica na cidade de Cordislândia, Sul de Minas Gerais.
Quando o Luiz Porto decidiu transformar sua paixão por vinhos em negócio, ele não tinha dúvidas que seria um sucesso e no Sul de Minas ele encontrou todas as características para que suas mudas importadas da França expressassem ao máximo sua qualidade, porém, para que o sonho se tornasse realidade, ele teve uma conversa muito franca com alguém que seria decisivo para o triunfo da vinícola: a Mãe Terra.
“Ela é soberana e sempre cuidou com perfeição dos seus cafezais. É dela que a região tira seu sustento com o fruto vermelho vivo que ela fecunda. E sem a benção dela, nada prosperaria por aqui.”
Antes da chegada da primeira muda francesa em solo brasileiro, Luiz Porto não abriu sua fazenda. Ele deu folga para todos e se fechou em suas terras na pequena Cordislândia. Ele preparou o seu cavalo assim que o sol nasceu e percorreu cada gleba da sua propriedade conversando com a terra contando para cada metro de chão, do seu sonho.
A prosa e cumplicidade, são características marcantes do povo mineiro.
Luiz Porto trouxe mudas da região de Bordeaux, França e hoje conta com cerca de 45 mil plantas. O vinhedo tem potencial para produzir mais de 55 toneladas de uvas a cada inverno e 50 mil litros de vinho fino por ano.
Entre as variedades produzidas nas propriedades da vinícola, estão presentes: Chardonnay, Sauvignon Blanc, Pinot Noir, Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tempranillo e Syrah. Essas variedades compõem o chamado “Terroir de inverno” que cobre a região da divisa entre São Paulo e Minas Gerais.
A vinícola Luiz Porto conta com tanques em aço inox, barricas de carvalho francês e americano e todo maquinário importado da Itália, conseguindo elaborar seu vinho de ponta a ponta na cadeia de produção.
O que o Luiz Porto conversou com a Mãe Terra ninguém sabe e nem nunca irá saber, porém, sabemos que eles fizeram um acordo de que esta conversa nunca sairia dali em forma de palavras, mas sim, em forma de vinhos. Desde então, o Sul de Minas nunca experimentou vinhos tão finos quanto os que saem da Vinícola e que cada cacho de uva que a terra dá é um agradecimento às palavras do Luiz Porto.
Cada garrafa de vinho desta vinícola carrega o segredo desse encontro marcante, uma janela da alma do passado com o presente.
Destacamos o Syrah da linha Dom de Minas
Origem: Cordislândia – Minas Gerais
Safra: 2017
Cor: Cor intensa e tonalidade vermelho rubi.
Aroma: Notas suaves de frutas, como cereja e amora e toques delicados de caramelo, fumaça e baunilha.
Sabor: Paladar leve e elegante, estrutura sedosa, com taninos suaves e de final de boca persistente.
Harmoniza bem com queijos frescos, massas de molho branco, pizzas e carnes grelhadas.
Download aqui a ficha técnica
Degustamos esse vinho com a Sommelière Kelly Correa na Região dos Lagos no Restaurante Casa Blanca em Armação dos Búzios RJ.
Em Minas Gerais, na cidade turística de Tiradentes, você poderá degustar os vinhos da Vinícola Luiz Porto no restaurante Viradas do Largo. Lá você irá saborear os pratos mineiros mais maravilhosos da cidade, preparados com muito carinho pela famosa chef Beth Beltrão.