Tiradentes – MG Brasil
Uma Chef mineiríssima, que mantém a tradição dos ingredientes, que saem da sua horta exclusiva para o prato do cliente em seu restaurante Viradas do Largo
Quando eu estava escrevendo esse texto sobre o trabalho da Beth, fiz uma parada, e enviei um áudio para ela dizendo:
– Beth, entre todos os textos que eu tenho escrito, o seu é que está me dando mais trabalho porque é muita coisa, são muitas histórias, muita vivência.
E então, com aquele jeito mineiro de ser, com aquele sotaque que só os mineiros tem, e mais aquela humildade de fazer inveja nos mais invejosos, porque a humildade é realmente, um privilégio e um dom de poucos, Beth respondeu:
Aviso aos estrangeiros: Não existe uma tradução perfeita para o texto abaixo em destaque porque “um dialeto mineiro”!
“Ôh Chríiis, eu não sô iss tudo não boba! Olha só, é simples de falar da Beth. Cê fala assim ó: essa mineira ganhou o
dom de Deus de ser “cozinheira” e ela âaama a cozinha, incondicionalmente.”
“Cê viu?!! Facin boba!”
Chegando na Rua do Moinho, a poucos metros do Chafariz de São José em Tiradentes – Minas Gerais, está o Restaurante Viradas do Largo, um dos melhores restaurantes de comida regional do Brasil, recebendo estrelas do Guia Quatro Rodas por 25 anos e é lá que você vai encontrar a mineiríssima Beth Beltrão.
Todos que chegam no confortável e amplo salão do Viradas do Largo, não apenas as muitas celebridades do Brasil e do mundo, são recebidos com carinho pela Beth Beltrão e sua equipe.
Realmente, não é uma tarefa muito fácil falar dessa mineira, que trocou sua carreira em informática pela cozinha, e desenvolveu na prática, seu talento culinário, porque os ingredientes que compõem a receita da vida dela, são raros, e quase não os encontramos mais, hoje em dia.
A Beth Beltrão já conseguiu levar para a casa muitos prêmios, concedidos pelos Experts em gastronomia no Brasil e no exterior. Ela foi convidada a representar o País no Festival “Cores e Sabores do Brasil” em Freswl na Suíça, onde, durante 21 dias, deixou os suíços com água na boca. Talvez o sabor especial dos pratos inventados na cozinha do Viradas, seja a mola propulsora da inspiração e da paixão dessa mineira.
A mineirice da Beth é a sua marca! Seja nas entrevistas e nos programas de TV, ou nas aulas do Master Chef; acrescentando um pouco mais de alho aqui, um tanto de gordura de porco ali, em nome do paladar mais apurado, mas na verdade, o gosto pelo simples (sem sofisticação) o processo artesanal, o cuidado com os ingredientes produzidos em sua própria horta, a chef recusa-se em deixar a pressa da vida moderna se instalar em sua cozinha.
Das caçarolas da Beth, saem delícias como o frango caipira, o frango com angu e ora-pro-nóbis, colhida em sua horta. Tutu com costelinha, o angu feito de fubá de moinho d’água; feijão-tropeiro, entre tantas mineirices que só ela sabe fazer e eu escolhi duas receitas para deixar aqui, que é a receita do biscoitão de polvilho frito que só em pensar, a minha boca enche d’água e o quiabo com bacon que você só irá encontrar na cozinha da Beth.
O Portal Café Conto Encontro, agradece a participação da nossa querida chef Beth Beltrão e recomenda o Restaurante Viradas em Tiradentes onde eu comi os melhores biscoitos de polvilho fritos da minha vida que ela preparou com tanto amor para mim.
Galeria – As mineirices de Beth Beltrão
Quiabo com Bacon
Ingredientes:
Quiabos, dê preferência aos menores
Fatias de bacon
Palitos cortados ao meio
Molho de soja
Como preparar:
Lave bem os quiabos, seque e corte as pontas.
Corte pedaços de fatias de bacon, enrole sobre o quiabo e fixe com o palito.
Numa frigideira, coloque um fio de óleo esquente em fogo médio e disponha os quiabos, frite cuidadosamente de todos os lados. Assim que estiver dourado coloque um pouco de molho de soja, mexa bem e retire da frigideira, coloque no papel toalha para tirar o excesso de gordura e sirva.
Nota: Ao fritar o quiabo em fogo médio sai toda a baba dele, fica sequinho e perfeito.
Biscoito de Polvilho Frito
Ingredientes:
500 gramas de polvilho azedo de boa qualidade
500 gramas de queijo curado
½ copo de água junto com 2 colheres de óleo bem quente
3 ou 4 ovos (vai depender do tamanho)
Como preparar:
Numa bacia coloque o polvilho e escalde com a água e óleo quentes.
Vai mechando esfregando nas mãos para que fique bem sovado.
Acrescente o queijo e vá colocando os ovos aos poucos para não perder o ponto da massa e crescente 2 colheres de fubá para não deixar ele estourar
Faça os biscoitos no formato desejado e frite em óleo não muito quente virando sempre até dourar.
Se precisar acerte o sal pois o queijo curado costuma ser mais salgadinho.