Raffaello De Crescenzo, enólogo, sommelier, juiz de análise sensorial com “O perfil sensorial do vinho – Análise- Título do seu livro, aplicação do método e experiente degustador de azeites, com mestrado em Tecnologias Alimentares, bem como provador de água mineral.
Atualmente tem espaços televisivos em várias emissoras na Itália e está disposto a apoiar produtores de vinhos americanos, brasileiros e portugueses interessados em desenvolver a sua presença no mercado italiano, organizando provas de vinhos (ao vivo e online), conferências, vídeos entrevistas e vídeo degustações.
Parte 01
A HISTÓRIA DO VINHO
Os cristãos acreditam que foi Noé quem plantou a primeira vinha dando início à produção do primeiro vinho do mundo. Já no livro de Gênesis, é dito que Noé se embriagou com o vinho que produziu. Referências divinas entrelaçam o vinho com a história do Homem até na cultura dos antigos gregos que consideravam a bebida um presente dos deuses e foram eles, junto com os egípcios e romanos, que iniciaram a cultura e o desenvolvimento da bebida de Baco.
Baco para os romanos ou Dionísio para os gregos, é o deus do Vinho; resultado de uma relação entre um Deus e um mortal. Baco foi o único Deus filho de um mortal a entrar na morada dos deuses; seu lado humano o tornava protetor e representativo daqueles que buscavam uma vida fora do comum. Seus seguidores eram em sua maioria cantores, dançarinos, e amantes do vinho.
Como chamamos alguém que sabe sobre vinho e “entende” sobre ele?
Enólogo, sommelier, enófilo? Qual é a diferença?
O enólogo é um profissional que representa a produção e tem um papel fundamental na valorização dos vinhos. É ele o responsável pela plantação das uvas, pela vinificação e pelo engarrafamento, ou seja, é um dos mais importantes neste contexto porque está presente em quase todas as fases de preparação.
O sommelier está ligado ao consumo de bebidas. Ele trabalha com a bebida depois de pronta, encarregando-se dos processos que envolvem também, o consumo de vinho e outras bebidas. É o profissional encarregado de cuidar da lista de bebidas de restaurantes, bares, importadoras e lojas especializadas.
O enófilo é uma pessoa que ama muito o vinho e pode ter um bom conhecimento das castas (uvas), rótulos, história, sabores, aromas e muito mais, mas que nunca participou da produção ou comercialização de vinhos. Para o enófilo, o vinho é entretenimento. Os enófilos são todos “amantes do vinho” como eu e muitos outros, no Brasil e no mundo.
Se você tem um amigo que gosta de vinho, estudou o assunto, mas não a ponto de ter entrado na ciência e na prática da vinificação, ele também é um enófilo.
Então, se você é um amante do vinho, tenha uma pequena adega em casa, participe de uma vindima. Viaje, visite as adegas. Um curso de degustação também seria excelente para enriquecimento dos conhecimentos sobre a bebida de Baco!
Junte-se a nós! Esteja ligado no Portal Café Conto Encontro , e interaja com profissionais, vinícolas e amantes de vinhos de todo o mundo. Desfrute muito desta bebida com amigos, familiares, numa boa conversa, um prato harmonizado e boa viagem ao mundo de Baco, mas sem se embriagar!


Curta e siga a nossa página no Facebook – Dallas Wine Lovers Club – @DallasWineLoversClubInternational
Você irá encontrar profissionais e amantes de vinhos do Brasil e do mundo.
TURISMO PELAS VINÍCOLAS DO BRASIL E DO MUNDO, (ENOTURISMO), AQUISIÇÃO DE VINHOS, AZEITE DE OLIVA, FALE CONOSCO OU ACESSE A NOSSA LOJA.
Clique aqui para mais informações