O café é uma planta originária do continente africano, da região da Etiópia, porém, não há como provar cientificamente, quem descobriu o café, mas a versão mais aceita é a lenda de um pastor chamado Khaldi.
Segundo a história, foi na região da Cafa, na Etiópia, que originou esse nome Café.
“Bora” então saber um pouco dessa história! (“Bora” é uma expressão do portugues brasileito que significa vamos embora, mas no sentido de fazer algo, não de sair)
Há mil anos atrás, na Etiópia, África.
Não há como provar cientificamente quem descobriu o café, porém, a versão mais aceita é a lenda de um pastor chamado Khaldi. Ele notou que as cabras, depois de comer os frutos vermelho-amarelados de um tipo de arbusto, ficavam muito mais saltitantes e adquiriam energia suficiente para as longas distâncias percorridas. Então, ele mesmo provou e se sentiu muito mais disposto!
A princípio, os povos etíopes consumiam a fruta de café verde. Mais tarde, na intenção de usar o café com fins medicinais, surgiu a ideia de tomar o café como infusão, deixando a fruta em água fervente, mas o hábito de tomar café se consolidou mesmo entre os monges que tomavam o café para ajudar a mantê-los acordados durante os longos períodos de oração e leitura. Assim, os primeiros arbustos do gênero Coffea foram plantados dentro dos monastérios islâmicos no Yemen entre 1250 e 1600.
A cultura de consumir o café começou a se consolidar então, por toda a Arábia, que monopolizou a venda do café no século XVI. Os árabes sabiam do potencial econômico da planta, por isso não permitiam que nenhuma semente fosse exportada.
De acordo com o folclore indiano, um respeitado monge chamado Baba Budan estava em peregrinação à Meca quando conheceu e se apaixonou pelo café. Ele escondeu sete grãos verdes em suas vestimentas e assim, conseguiu levar o café para a Índia.
Na Arábia e na Turquia foram abertas as primeiras cafeterias do mundo, em Meca e Constantinopla. A cultura do café se espalhou de tal maneira que causou preocupação no governo, e chegou a ser proibido o consumo de qualquer alimento torrado com a cor próxima a carvão. O objetivo da lei era fazer com que as pessoas parassem de se reunir para beber café; afinal, esses encontros eram o combustível perfeito para fomentar rebeliões.
A solução encontrada pelos turcos foi muito simples: criaram a torra clara!
(Base das minhas pesquisas sobre esse tema – blog. ucoffee)
É algo indescritível o mundo maravilhoso do ouro preto – o café, o qual muita gente não tem ideia. E mais adiante, após encerrarmos a primeira etapa que será publicada em 3 partes, vamos conhecer os tipos de café que são muitos, a relação de amor dos italianos com o café, entrevistas e artigos dos baristas, produtores e todas as informações sobre essa bebida tão amada em todo o mundo.
Como diz um ditado – quem conta um conto aumenta um ponto. Na terceira e última parte da história do café, mostraremos vídeos em vários idiomas e então, veremos a história do café contada por povos de diferentes nações e veremos então, quem aumentou mais pontos terão nesses contos!
AGRADECIMENTOS: (Blog. Ucoffee – fonte de pesquisa e partes extraídas)
Turismo pelas antigas fazendas de café do Brasil e torrefações
O Portal Café Conto Encontro Etc., irá providenciar tudo para você, desde passagem aérea, hospedagem, traslados e guias.
Cliique aqui para mais informações