Por Chris Barbato e Dario
A Itália de hoje não tem mais a tradição do cultivo do café, porém tem fama de ter o melhor café do mundo.
Os italianos não tem nenhum problema em dizer que não são os descobridores do café ou do modo de preparo, mas se orgulham em dizer que foram eles que aperfeiçoaram a excelência do processo do preparo do café. Uma história bem parecida com a do macarrão, que veio da China, sem falar na polêmica da pizza com o Egito e com a Grécia! (os meus amigos italianos vão me matar!)
Esta polêmica será sempre igual a do Santos Dumont e os irmãos Wright! Nunca ninguém irá saber quem de verdade inventou o avião!!
Bem, pulando esse capítulo da história! A Itália tem uma carta de café bastante extensa, com muitas opções além das básicas que nós já conhecemos, mas para aquele que chegar na Itália e pedir: “Un espresso, perfavore”, a surpresa pode ser grande e você pode não receber o café que estava pensando que pediu.
Se a sua intenção for tomar um café expresso na Itália, daqueles que enchem uma xicrinha, esqueça! O espresso italiano é como se fosse um shot (um pequeno gole) de café e é servido em menor quantidade (quase meia xicrinha), e muito concentrado, de cor bem escura e mais adocicada.
Segundo os italianos, o espresso italiano extrai apenas as características principais do café e essa é a tal da excelência que os italianos tanto falam e se orgulham.
A surpresa também acontece na hora de saborear o tradicional cappuccino italiano, que não tem chocolate como o cappuccino feito no Brasil.
As Cafeteiras pelo Mundo Afora

Cafeteira Francesa. Esse já é um método mais conhecido, onde o pó de café o colocado no fundo do recipiente antes de adicionarmos água quente e empurrar o embolo para baixo, fazendo com que o café seja filtrado.

Filtro de Papel. Ele surgiu na Alemanha, basta colocar o pó dentro do filtro de papel, que tem formato de cone, e jogar a água quente sobre ele. Uma variação bem brasileira do filtro de papel é o nosso coador de pano.
Cafeteira Turca. Esse é o método de extração mais antigo de todos. Na cafeteira turca, o Ibrik, o pó e misturado a água antes de ser levado ao fogo, e esse processo é feito de 3 a 4 vezes antes do café ficar pronto para beber.

Cafeteira Italiana ou Moka. Ela é a precursora das máquinas de café expresso e uma das mais usadas no mundo. Pra usá-la, basta colocar água no recipiente de baixo, o pó de café no filtro intermediário e levar ao fogo. O café pronto pra beber ficará no recipiente de cima da Moca.

Este portal agradece ao Dario, um italiano da Sicília, que ama praia, ama churrasco e claro, pizza! “Adotado” pelos brasileiros, fundador de uma empresa que ajuda os descendestes de italianos a descobrirem suas origens e juntar documentação necessária para obterem a cidadania italiana.