Um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil do circuito turístico dos Diamantes
O Brasil tem muito mais coisas interessantes do que samba, futebol e carnaval para explorar
Por Chris Barbato
Turistas de todo mundo vai ao Brasil para o Carnaval, samba e futebol, porque ainda não descobriram outras coisas e também, outros lugares interessantes para visitar. E vale a pena uma “turistada” (um tour) no estado de Minas Gerais onde estão as minas de pedras preciosas e as maiores delícias da gastronomia brasileira.
Então vamos fazer um tour em uma das cidades históricas do Estado de Minas.
Diamantina era ocupada por povos indígenas. Foi fundada como Arraial do Tejuco em 1713, e teve forte crescimento quando da descoberta dos Diamantes em 1729. Em fins do século XVIII era a terceira maior povoação da Capitania Geral de Minas, atrás da capital Vila Rica, hoje Ouro Preto, e com população semelhante à da próspera São João del-Rei. Todas cidades históricas e com um patrimônio histórico riquíssimo.
Durante o século XVIII, a cidade ficou famosa por ter abrigado Chica da Silva, escrava alforriada que era esposa do homem mais rico do Brasil Colonial, João Fernandes de Oliveira, o famoso contratador de diamantes.
A maior parte do intenso fluxo turístico focado na arquitetura e importância histórica, o município possui um rico e variado ecossistema e em razão do terreno irregular, os cursos d´águas formam pequenas e grandes quedas d´águas e piscinas naturais de grande interesse turístico na região.
Os mais bonitos e cristalinos rios, e grandes cachoeiras, como a Cachoeira da Sentinela e Cachoeira dos Cristais além das trilhas seculares e uma enorme área de mata nativa, que teve a felicidade de ser protegida com a criação de Parques Estaduais. A cidade é um dos destinos da Estrada Real, um dos roteiros culturais e turísticos mais ricos do Brasil.
Mas além dos inúmeros pontos turísticos, a VESPERATA é uma das maiores atrações da cidade.
Vesperata, o mais tradicional evento de Diamantina que atrai milhares de turistas para o Centro Histórico da cidade.
Sob as sacadas dos casarões coloniais, visitantes se amontoam sentados nas calçadas ou nas mesas dos restaurantes para ver a apresentação da Vesperata.
Nas varandas, músicos da Banda, tocando clássicos brasileiros e mundiais sob regência do maestro que, em meio ao público, comanda o espetáculo.
As mesas são disputadas e os convites para se sentarem em posições privilegiadas. É claro que vale curtir também em um cantinho da calçada. O mais importante é a música!
Enquanto centenas de pessoas tentam encontrar lugar para se sentar entre os casarões de Diamantina, músicos atentos afinam os instrumentos por detrás das janelas coloridas do Centro Histórico. O público espera pacientemente pelo início do espetáculo, alguns se ajeitam pelas calçadas, outros em meio às mesas que tiveram ingressos vendidos com dias de antecedência. Quando os músicos a Banda Mirim aparecem nas janelas, o silêncio toma conta do público. O maestro, em meio à multidão, levanta os braços e dá início ao espetáculo da Vesperata. O som dos instrumentos ecoa nas varandas de cada casarão e surgem as mais variadas músicas.
A Vesperata é uma espécie de serenata às avessas, em que o público se senta na rua e os músicos ganham lugar de destaque nas sacadas dos casarões. O espetáculo acontece em datas pré-estabelecidas, sempre aos sábados, entre os meses de abril e outubro, quando as chuvas são escassas e o público pode curtir o sol e o friozinho de Diamantina. A Vesperata é um evento disputado e quem deseja se hospedar em Diamantina nesse período deve fazer reservas com antecedência. O concerto a céu aberto tem duração média de duas horas e trinta minutos e o público pode adquirir ingressos para se sentar nas mesas em meio à Rua da Quintada (onde há serviços dos restaurantes e bares locais) ou se ajeitar nas escadas e calçadas gratuitamente. O importante é não perder a música e nem a enérgica regência dos maestros.
Os ingressos devem ser adquiridos no site oficial do evento.
Site: http://minhasgerais.com/vesperata-em-diamantina/
Consulte o site oficial do evento para ver as datas da Vesperata e também o site da prefeitura http://diamantina.mg.gov.br/ de Diamantina para informações.
O Portal Café Conto Encontro Etc., agradece à prefeitura de Diamantina, ao Google, a Viaje.net e as lindas fotografias da Monique Renne.