Por Chris Barbato – Texas -USA
A Cultura influencia a gastronomia de cada povo
Cada cultura tem uma combinação de hábitos alimentares diferentes que privilegia alguns alimentos e práticas, caracterizando cada cultura e contribuindo para uma diferenciação social.
A gastronomia e o turismo caminham juntos possibilitando inúmeras oportunidades porque oferece acesso ao patrimônio cultural, possibilitando conhecer a história, a cultura e o modo de viver de cada povo.
Uma alimentação saudável é fundamental para garantir a qualidade de vida das pessoas.
A nutrição e a gastronomia são áreas distintas, porém os nutricionistas estudam como os alimentos influenciam o funcionamento do corpo e a Nutrição estuda os nutrientes e sua influência no corpo e na alimentação, estando ambos ligados entre si.
A Gastronomia é a arte de preparar pratos com mais sabor e proporcionar a melhor experiência alimentar possível.
É muito interessante a combinação de culturas nos hábitos de cada povo.
Quem nunca experimentou uma pizza italiana com catchup, um pão de queijo recheado com bacon ou com cream cheese nos Estados Unidos? É divertido a criatividade e adaptação na gastronomia dos povos.
Porém, o mais interessante disso tudo é estarmos sentados numa mesa com a família ou com amigos, seja num lar humilde ou sofisticado, num restaurante clássico ou a beira mar, o prazer é o mesmo.
A gastronomia une e reúne pessoas de diversas crenças, nacionalidades, raças e gostos, não importa.
E quantos contos surgem durante essas reuniões de pessoas sentadas à mesa!
O Portal Café Conto Encontro Etc., homenageia todos os chefs do Brasil e do mundo, em especial à Beth Beltrão, pela participação, e homenageia Claudio Romanini que, apesar de ter sido um grande executivo, dedicou grande parte do seu tempo para a gastronomia. Como um italiano que é, nunca poderia ser diferente!