Travessuras ou Gostosuras?
or Chris Barbato
A brincadeira de “doces ou travessuras” é originária de um costume europeu do século IX
As abóboras entalhadas tornam-se o símbolo dessa festa
Halloween! O dia das bruxas celebrado em diversos países!
O Halloween é uma festa típica que acontece nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos, mas não tem suas raízes na cultura americana e sim no Reino Unido. O nome Halloween deriva de “All Hallow’ Eve”.
Mas se você tentar traduzir isso, com certeza você não irá encontrar nenhum sentido e irá enlouquecer! Assim como você enlouqueceria tentando encontrar significado para a palavra TOGETHER separando as sílabas!
É muito divertido tudo isso, mas então vamos tentar descobrir o que significa essa palavra tão falada e intrigante, ou pelo menos, o sentido – HALLOWEEN
Nenhum sentido, sentido nenhum!
All – Todo
Hallow – Relíquias
Eve – Véspera
Qual é o verdadeiro significado da palavra Halloween?
Pasmem-se, mas a palavra Halloween foi popularizada pela primeira vez em um poema.
“Hallow” – ou pessoa sagrada – refere-se aos santos celebrados no Dia de Todos os Santos, que é 1º de novembro. Basicamente, o Halloween é apenas uma maneira antiquada de dizer “a véspera do Dia de Todos os Santos” – também chamado de Hallowmas – Dia de Todas as Relíquias.
O fato é a palavra Halloween é original da língua inglesa, é um evento tradicional e cultural, que ocorre nos países anglo-saxônicos, com especial relevância nos Estados Unidos.
Os historiadores dizem que o Halloween era um festival pagão Celta chamado Festival Celta de Samhain que significava o fim do verão e durava três dias, começando em 31 de Outubro. Dizem que era uma homenagem ao “Rei dos Mortos”.
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano.
Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturasse com o dos vivos. Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casas, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passou ser conhecido como o “Dia das Bruxas”. Travessuras ou Gostosuras? Trick-or-treat – A brincadeira de “doces ou travessuras” é originária de um costume europeu do século IX.
Um dos hábitos mais comuns do Halloween é fantasiar-se.
Portal Café Conto Encontro Etc.