Por Andréa Costa
Agosto tem a fama de ser o mês do “desgosto” e essa expressão “agosto é o mês do desgosto” só poderia ter sido criada mesmo pelos divertidos e piadistas portugueses! Dizem que eles criaram essa expressão na época das grandes navegações quando as caravelas partiam repletas navegadores deixando suas esposas correndo risco de se tornarem viúvas, uma vez que os maridos navegadores passavam por muitos perigos ao desbravar novos lugares. E as noivas que escolhiam este mês para se casar, também corriam o sério risco de não terem lua-de-mel, e por isso, eles diziam que “casar em agosto traz desgosto”. Será?
Apesar de ser tradicionalmente associado ao azar por alguns fatos históricos que aconteceram em agosto, também aconteceram muitas coisas boas como o dia dos pais.
Não se deve culpar o mês de agosto pelas mazelas do mundo. Coisas boas ou ruins acontecem durante todo ano. Uma boa dica para não se deixar contaminar por superstições e crendices é aproveitar o mês de agosto para viajar.
Agosto é um ótimo mês para viajar porque geralmente em agosto tem poucas chuvas, as cidades turísticas ficam mais vazias por ser baixa temporada, sendo uma ótima alternativa para quem quer curtir um clima mais frio em destinos de inverno para degustar um vinho e conhecer as gastronomias de lugares especiais.
“Então aproveite o mês de agosto para viajar sem desgosto.”
ESTA É A MINHA DICA PARA O MÊS DE AGOSTO: A pequena Cunha – Estância climática do estado de São Paulo, famosa pelos seus campos de lavanda e pela gastronomia.